Estudantes potiguares fazem primeiro título de eleitor #SeLiga16

Cerca de 250 estudantes potiguares, entre 16 e 17 anos, fizeram valer o seu direito e tiraram o título de eleitor nesta quinta e sexta-feira, dia 3 e 4, no Fórum Eleitoral de Natal. A iniciativa foi estimulada pela União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Natal – (UMES Natal), que tem mobilizado os alunos.

Estudantes das Escolas Francisco Ivo Cavalcante, Castro Alves, Ferreira Itajubá, CEEP Lourdinha Guerra, Anísio Teixeira e Atheneu, Luiz Gonzaga, Edgar Barbosa e Padre Miguelinho foram levados de ônibus pela entidade estudantil para tirar o documento.

Entre os diversos alunos, Pedro Gorki, 17, Presidente da UMES e que desde o início de 2018 ocupa o posto de Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). “O momento de mudar esse jogo é agora, com as eleições de outubro. Vamos entrar com tudo para ocupar a política”, afirmou Gorki.

A mobilização, faz parte da campanha #SeLiga16, promovida pelas entidades estudantis, que incentiva jovens a participarem das eleições mesmo antes de completarem 18 anos. O direito ao voto para jovens de 16 e 17 foi conquistado em 1988, após décadas de ditadura e com muita mobilização estudantil durante a construção da atual Constituição.

Atenção jovens de todos os estados: o cadastramento é até dia 9 de maio em todo o Brasil.

Quem completa 16 anos até a data da eleição, em 07 de outubro, pode tirar o título de eleitor para isso, basta se dirigir ao Fórum Eleitoral de Natal e levar um documento como RG ou certidão de nascimento, além de um comprovante de residência no nome dos pais ou responsáveis. O título fica pronto na hora.

Compartilhe e nos curta!

Post Author: Viral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *