Audiência Publica: As escolas estaduais pedem socorro!

A situação das escolas da rede pública estadual do RN será debatida em audiência pública, nesta terça-feira (05), por iniciativa do deputado estadual Fernando Mineiro (PT). A atividade, resultado da luta dos/as estudantes secundaristas contra a precarização das escolas, vai ser realizada às 15h30 no auditório da Assembleia Legislativa. O Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação Pública do RN (Sinte/RN) também apoiou e contribuiu para a organização da audiência.

Mineiro acredita que a audiência vai ser importante para chamar a atenção da sociedade para a situação precária das escolas públicas do estado. “Para que essa realidade mude, é preciso que a sociedade reaja e cobre do Governo melhorias para garantir as condições e estruturas necessárias para que os/as alunos/as possam frequentar as escolas e para que os/as professores/as e funcionários/as tenham condições de trabalho”, disse o deputado.

A estudante secundarista Clélia Moreira, diretora de grêmios da UMES – Natal (União Municipal dos Estudantes Secundaristas), também destacou a importância da atividade para que a comunidade escolar possa externar os problemas de estrutura e exigir que o Governo faça a manutenção das escolas. “A precarização da educação pública no estado vem se alastrando há vários anos e isso perpassa para além do desmonte, atingindo a estrutura”, disse.

De acordo com a estudante, as escolas não apresentam o mínimo de estrutura para que as aulas aconteçam. “Tem escolas com goteiras, sem ar-condicionado e laboratórios de informática, por exemplo. Em algumas não existem sequer ventiladores nas salas de aula ou bebedouros que não estejam enferrujados e não ofereçam risco para a saúde do estudante”, denunciou Clélia. Ela citou também o apoio dos/as secundaristas à greve dos/as professores/as no início deste ano, onde uma das reinvindicações foi a questão estrutural das escolas.

Foram convidados/as para a atividade a secretária estadual da Educação e da Cultura (SEEC), Cláudia Santa Rosa; representante do Sinte/RN; representante da UMES Natal; representante da UESP (União dos Estudantes Secundaristas do Estado); representante da AMES-Extremoz (Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas de Extremoz); e representante da União Brasileira de Estudantes Secundaristas – UBES.

 

Texto original aqui.

Compartilhe e nos curta!

Post Author: Viral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *